Clareamento Dental
O clareamento dental pode ser feito de duas maneiras:
- No consultório: onde é realizado em até 3 sessões, com 3 aplicações, de acordo com o fabricante do produto utilizado.
- Caseiro: é realizada a moldagem e confecção de moldeiras, superior e inferior, onde será aplicado pelo próprio paciente e utilizado diariamente por no máximo 3 semanas.
Qual a indicação e contraindicação do clareamento de consultório?
Ele é indicado para pacientes que queiram dentes mais brancos apenas por estéticas, pacientes com retração gengival e exposição de raízes ou antes do paciente realizar algum trabalho protético sendo que dentes não naturais ou restaurados não alteram sua cor mesmo com o clareamento. Tem como contraindicação pacientes com sensibilidades, devido à maior concentração usada no gel clareador.
Qual a indicação e contraindicação do clareamento caseiro?
É indicado para pacientes com coordenação motora e disciplina para realizar de forma realmente indicada, anteriormente à trabalhos protéticos ou mesmo apenas por estética. A contraindicação neste caso são pacientes indisciplinados, com exposição de raiz ou recessões gengivais.
Quais cuidados devo ter durante o período de clareamento?
Deve ser evitado todo tipo de alimento ou bebida que possuem pigmentação e acidez acentuados tais como: vinho, molho de tomate, beterraba, amora, molho inglês, abacaxi, limão, laranja, entre outros.
Com o tempo dentes clareados voltam a cor de antes?
Não, os dentes, com o passar do tempo podem sim sofrer alteração de cor de acordo com sua dieta alimentar, porém a cor original do dente não é retomada.
Devo fazer clareamento com qual intervalo de tempo?
Recomenda-se fazer o clareamento de forma adequada para chegar no resultado máximo e após este período poderá fazer manutenções a cada 1 ano.
Qual o procedimento para se realizar o clareamento?
Clareamento no consultório: Retira-se a cor em primeiro momento, é feita a colocação de barreira gengival (proteção da gengiva e de raízes expostas) e aplicado o produto na onde segue-se a recomendação do fabricante. Pode-se usar ou não luz azul ou laser para acelerar a sessão. Geralmente são feitas até 3 sessões sendo 1 sessão por semana. Ao finalizar retira novamente a cor do elemento dental, para comparação do efeito obtido.
Clareamento caseiro: Retira-se a cor, é feito a moldagem superior e inferior onde no laboratório de prótese é confeccionado a moldeira de silicone (média de 7 dias). A moldeira é testada para ver adaptação se está satisfatória, e é explicado ao paciente a forma de uso e quantidade de material por elemento dentário. Geralmente indica-se o uso de até 3 semanas, com a média de 4 horas ao dia pelo menos. Ao finalizar é retirada a cor do elemento dental para comparação do resultado obtido.
Ao fazer o clareamento senti meus dentes sensíveis, o que posso fazer?
Qualquer uma das duas técnicas pode apresentar sensibilidade ao ar, ao ingerir alimentos ou líquido gelados e quentes. Pode ser utilizado creme dental para sensibilidade neste período e evitar ao máximo alimentos ácidos.